eSports Cups

Tutorial OBS Studio - Cenas e Fontes

22/10/2018 - 1542 visualizações
MARCO 'GOBAH' MARQUES


Fala galera, tudo bom com vocês? Gobah na área, desenvolvedor da e-Sports Cups trazendo mais um conteúdo fresquinho.

Segunda-Feira passada dei início à uma série de publicações que irei fazer semanalmente, passando meu conhecimento adquirido nos últimos anos quando se fala de OBS Studio. Quem acompanha a e-Sports Cups sabe, sempre realizamos transmissões de altíssimo nível.

Semana passada foi um post introdutório, onde realizamos o download e fizemos a instalação do OBS Studio, para que todos nós comecemos do mesmo ponto de partida.

Nesse post irei explicar sobre Cenas e Fontes, que basicamente são uma coleção de layouts (Cenas) composto por elementos visuais (Fontes) que serão transmitidas ao seu telespectador.

Vamos parar de enrolação e vamos direto ao conteúdo.

Cena

As Cenas no OBS Studio são basicamente cada tela que você deseja mostrar para o telespectador. Você já deve ter acompanhado alguma transmissão ao vivo pela Twitch, Facebook ou qualquer outra plataforma que tenha transmissão ao vivo disponível e deve ter reparado que para cada momento da transmissão, o layout (HUD) muda, há um layout para quando os narradores estão falando, há um outro layout para quando a partida está acontecendo, há outro layout quando é necessário mostrar a tabela, etc.

Para cada situação prevista em sua transmissão, você provavelmente irá precisar criar uma nova Cena e configurá-la. Para adionar uma nova Cena, basta clicar no "+" (1) ou "Botão Direito -> Adicionar" (2)

Após clicar em "+" ou "Adicionar", basta informar o nome desejado para a nova Cena e clicar em "Ok", assim como mostra a imagem abaixo:

Tudo pronto, sua nova Cena foi criada e agora o próximo passo é configurar as Fontes, que é o conteúdo que será mostrado na sua transmissão.

Vou deixar logo abaixo, duas imagens de Cenas diferentes para você ter o melhor entendimento do que são as Cenas.

A Cena da esquerda mostra a abertura da transmissão, onde aparece um contador para o início da transmissão, já a Cena da direita mostra a tela da partida durante a narração.

Fontes

As Fontes são as funções mais essenciais do OBS Studio ou qualquer outro software de transmissão, é através delas que você poderá configurar imagens, texto, plugins, alertas, slideshow e outros para aparecer em sua transmissão. Estes são os tipos de Fontes que você poderá adicionar, acredito que será recursos mais do que suficiente para você fazer uma transmissão [email protected]

  • Apresentação de Slides
    A apresentação de slides já se explica pelo nome, você irá adicionar uma apresentação de slides (imagens passando a cada x segundos) selecionando quais imagens você quer mostrar.
  • Captura de Entrada de Áudio
    Você irá adicionar uma Entrada de Áudio (microfone) ao seu Mixer, habilitando seu áudio para a transmissão.
  • Captura de Janela
    Irá capturar uma Janela aberta que você especificar. (navegador, discord, steam, etc).
  • Captura de Saída de Áudio
    Você irá adicionar uma Saída de Áudio (sons do windows, sons do jogo, etc) ao seu Mixer.
  • Captura de Jogo
    Irá capturar diretamente a tela do jogo especificado. (o jogo precisa estar aberto).
  • Captura de Tela
    Irá capturar um monitor. Tudo que estiver mostrando naquele monitor será capturado. (mouse, programas, arquivos, pastas, etc). É como se você estivesse gravando tudo daquele monitor.
  • Cena
    Você pode adicionar uma Cena como Fonte, dessa forma você consegue mostrar, por exemplo, a tela de partida enquanto a câmera dos narradores está ativa.
  • Dispositivo de Captura de Vídeo
    Irá caputurar qualquer dispositivo que capture vídeo, basicamente WebCam e Placas de Captura.
  • Fonte de Cor
    Adiciona um retangulo no tamanho e cor definido.
  • Fonte de Mídia
    Por aqui você poderá adicionar mídias ao seu projeto, como vídeos.
  • Imagem
    Adicione uma imagem à sua Cena.
  • Navegador
    Faça a captura de uma URL específica, o OBS Studio irá carregar a URL e mostrar seu conteúdo. (Através desta Fonte os Alertas são configurados.
  • Texto
    Aqui você poderá adicionar qualquer texto à sua Cena e configurá-los
  • Grupo
    Você pode criar Grupos para agrupar determinadas Fontes. Essa Fonte serve mais para organização das demais fontes.

Abaixo de cada tópico eu coloquei uma breve descrição sobre aquela Fonte, para aquelas que necessitar de uma explicação mais detalhada, irei criar posts exclusivos onde consiga explicar minunciosamente cada detalhe. Acredito q toda quinta feira postarei a explicação de uma Fonte em específico e atualizarei aqui com o link.

Coleção de Cena

Como o próprio nome já diz, você pode colecionar cenas de acordo com a aplicação. Por exemplo, você pode ter uma Coleção de Cena para suas transmissões de Hearthstone, ourta para suas Transmissões de Dota 2 e assim por diante. É um lugar onde você reúne as Cenas com "temas" em comum, digamos assim.

Você pode adminsitrar suas Coleções de Cenas através da opção "Coleção de Cena", localizada na Barra de Menus. Lá você poderá adcionar, renomear, excluir, duplicar, importar, exportar e trocar entre as Coleções existentes.

 


 

É isso pessoal, mais um post finalizado. Espero que tenha conseguido explicar para você sobre as Cenas, Fontes e Coleções de Cenas. O intuito desses primeiros posts é passar uma visão rápida sobre cada função para que, futuramente, eu posso desenvolver artigos complementares com explicações mais detalhadas sobre cada função.

Não estou fazendo isso logo pois seria uma quantidade enorme de posts até que você consiga realizar sua transmissão. Após dar um tour completo pelo programa, irei desenvolver publicações rápidas e objetivas como: "Como realizar sua transmissão na Twitch", "Como configurar Alertas" e etc.

Se você está gostando do conteúdo, não deixe de compartilhar para que mais pessoas possam ser ajudadas com essa mensagem. Não hesite em deixar seu comentário, critica ou sugestão, reconheço que tenho muito a melhorar nos conteúdos, mas estou no caminho, sua opinião sera de extremo valor.

Bom, eu vou ficando por aqui, valeu, falou!