eSports Cups

Tutorial OBS Studio - Mixer e Configurações de Áudio

02/11/2018 - 2877 visualizações
MARCO 'GOBAH' MARQUES


Fala leitor, tudo bom por aí? Gobah na área (TheWorstPlayer) trazendo a continuação da série de posts sobre o OBS Studio, para você dominar as transmissões de competições de Esportes Eletrônicos e de suas gameplays também, basta ser criativo, te ensinarei como dominar o software.

Este é o terceiro post da série e nos dois anteriores eu falei sobre:

  1. Instalação e Tour
  2. Cenas e Fontes

Neste já irei abordar sobre o Mixer de Áudio e explicar um pouco de suas configurações, é basicamente onde você controlará o áudio de sua transmissão, todos os canais (saídas e entradas).

Como sempre, vamos parar de enrolação e seguir direto para o conteúdo

Mixer de Áudio

O Mixer é o local onde você irá controlar todos os canais de áudio de sua transmissão, ou seja, tudo que seu telespectador escutará ao te assistir. Eu irei partir do ponto inicial de configuração do Mixer, deduzindo que não possui nenhum canal ativo, como você verá nas imagens abaixo.

Para adicionarmos canais, devemos ir até as configurações de áudio do OBS Studio, basta acessar "Configurações -> Áudio", como mostra a seguir.

Neste painel que esta aberto será onde iremos configurar os dispositivos conectados ao seu computador (entradas e saidas). Vamos às explicações:

  • Dispositivo de áudio do desktop
    Aqui você selecionará o áudio principal que você deseja "capturar", por exemplo, se você estiver jogando na caixa de som, basta selecionar a caixa de som aqui que tudo será captado.
  • Dispositivo de áudio do desktop 2
    Mesma função do anterior, eu utilizo este segundo nos torneios como fone de ouvido e configuro no Discord (local onde estão os narradores) para transmitir o som no fone de ouvido. Dessa forma, quando é necessario retirar a voz dos narradores de alguma Cena, basta mutar o canal e eles podem continuar conversando no Discord q não sairá na transmissão.
  • Dispositivo de áudio/microfone auxiliar
    Aqui será sua primeira (de 3) entrada de áudio, ou seja, microfones. Por padrão o OBS disponibiliza até 3 canais para microfones, caso você vá utilizar mais que três microfones, você necessitará de uma mesa de som e posteriormente transmitir da mesa para o computador, para então o OBS Studio poder captar tudo.
  • Dispositivo de áudio/microfone auxiliar 2
  • Dispositivo de áudio/microfone auxiliar 3

Desta forma ficou minha configuração, depois de clicar em Aplicar. Depois de clicar em Ok você verá que os canais de áudios apareceram em seu Mixer.

Vamos à mais algumas explicações:

  • Esta barra verde/amarelo/vermelho é o nível de som daquele canal. Coloque alguma música para tocar no mesmo dispositivo configurado anteriormente, você verá esta barra se preenchendo de acordo com o nível de som da música. Por aqui você poderá verificar o nível que esta atingindo cada canal, tornando mais facil de configurar.
  • barra azul de cada canal é onde você controla o volume do mesmo.
  • alto falante é onde você muta/desmuta o canal.

 

Filtros de Áudio

Se você clicar com o botão direito do mouse em algum canal e clicar em Filtros, abrirá uma janela de configurações de filtros daquele canal.

Confesso que esta parte é para pessoas mais entendidas do assunto, o que não é o meu caso. O único que posso dar uma explicação é o Ganho. O ganho é basicamente amplificar ou diminuir o volume daquele canal.

Basta clicar no "+" ou "Botão Direito Mouse -> Adicionar" você verá todas os filtros disponíveis. Após clicar em Ganho, escolher o nome do filtro e clicar em Ok, você poderá alterar os decibéis que deseja, tanto para mais quanto para menos.

 

Propriedades Avançadas

Clique com o botão direito do mouse em seu Mixer e depois clique em Propriedades de áudio avançadas, abrirá a seguinte jánela.

Vou explicar (o que eu sei) sobre algumas colunas dessas:

  • Nome: é o nome do canal (hehe')
  • Volume (%): Volume daquele canal, você pode tanto aumentar como diminuir.
  • Balanceamento: Caso você tenha configurado seu conjunto de áudio como 2.1 canais ou mais, esta configuração servirá para você distribuir o som, caso queira algum dos lados (direito ou esquerdo) com uma preferencia maior no áudio, digamos assim.
  • Atrasdo de Sincronização (ms): Esta função pode ser utilizada em casos que a voz não está sincronizada com a webcam por exemplo. 1000ms = 1 segundo.
  • Monitoramento de Áudio: Monitorar é basicamente retornar o som daquele canal para o Desktop Áudio, que foi configurado no início, lembra? É o retorno de áudio.

 


 

Acredito que sobre áudio nós encerramos. Uma dica que eu dou para você, fuce bastante, teste, experimente, reveja. Busque sempre estar inovando sua transmissão, foque sempre em fazer algo de qualidade que você será recompensado.

A partir da próximas semana, irei publicar posts mais incisivos e diretos no objetivo. Posts com "inicio, meio e fim", algo do tipo "Como fazer sua primeira transmissão no Facebook", "Como configurar alertas da Twitch", essas coisas. Sei que já possui bastante conteúdo deste na internet, porém, estou tentando ir o mais fundo que posso.

É possível que em alguns eu faça vídeos para ficar mais dinâmico o conteúdo e transcrevo este mesmo vídeo para leitura, felizmente muitos gostam de ler ainda hoje.

Antes de encerrar, este parágro é apenas para quem jogar League of Legendsse não é o seu caso, de coração, pode pular par ao próximo, mas se você continuou lendo, eu só queria te dar uma dica valiosa caso você deseje aperfeiçoar os 3 fundamentos essênciais para sua perfomance: Mentalidade, Mecânica e Noção de Jogo (gamesense). Clique aqui e descubra os Segredos do League of Legends.

Obrigado pelo interesse nesa série de artigos, semana que vem estou de volta com conteúdo ainda mais interessante para você.

Bom, eu vou ficando por aqui, valeu, falou!


Aumente seu Nível

Nosso Facebook

Últimos Artigos

[Alertas Facebook Live] Criando Layout e Configurando Alertas
26/11/2018
[Notas de Atualização] Beta 4.3
05/11/2018
Configurando o OBS Studio para Transmissões
05/11/2018
[Notas de Atualização] Beta 4.2
29/10/2018
[Notas de Atualização] Beta 4.1
22/10/2018
Tutorial OBS Studio - Cenas e Fontes
22/10/2018

Fique por Dentro